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Dia da Aviação de Caça

Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 14h49 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 14h49
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Dia da Aviação de Caça

A Segunda Guerra Mundial já estava em curso na Europa quando o Presidente Getúlio Vargas sancionou, em 20 de janeiro de 1941, o Decreto-lei nº 2.961 criando o Ministério da Aeronáutica. Em 28 de janeiro de 1942, o Brasil rompeu relações diplomáticas com os países do Eixo, confirmando o seu apoio aos Aliados. Mais tarde foi a vez da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira entrar no conflito em território italiano, junto aos Aliados.

Em 18 de dezembro de 1943, foi criado o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) e, em 20 de julho de 1944, a 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO). Para comandar estas Unidades aéreas na Itália foram designados, respectivamente, o Major Aviador Nero Moura e o Capitão Aviador João Affonso Fabrício Belloc. Ambos chegaram à Europa em outubro de 1944.

O 1º GAvCa saiu do Brasil, via marítima, com 350 homens, incluindo 43 pilotos, e chegou a Livorno integrando o 350th Fighter Group da Força Aérea Americana. Antes disso, o grupo aliado havia realizado a Operação Torch, no Norte da África.

Além do 1º GAvCa, haviam outros três esquadrões, todos norte-americanos: 345th, 346th e 347th Fighter Squadron. O 1º GAVCA, equipado com os P-47 Thunderbolt, era conhecido como 1st Brazilian Fighter Squadron (1st BFS), com o código “Jambock”.
A partir de sua base, em Tarquínia, na Costa Oeste da Itália, o 1º GAVCA passou a planejar suas próprias operações em 11 de novembro.

Durante a Guerra, o 1º GAvCa operou como Unidade independente. Em fevereiro de 1945, os caças da FAB atacaram o inimigo em Monte Castelo, contribuindo para a vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Nos Estados Unidos, os brasileiros haviam sido treinados para operações de caça, mas a Luftwaffe (Força Aérea Alemã) executava poucas missões na região. Logo, o Esquadrão atuou como unidade de caça-bombardeiro, em missões de reconhecimento armado e interdição, em suporte às forças terrestres aliadas.

O clímax da atuação da Força Aérea Brasileira ocorreu em 22 de abril de 1945, quando uma grande ofensiva dos Jambocks contabilizou 44 decolagens, totalizando 11 missões em um único dia. O dia amanheceu nublado. As três Esquadrilhas (Verde, Azul e Vermelha) do Grupo levantaram vôo a partir das 0830 h, com o objetivo de atacar estruturas e veículos próximos a San Benedetto. Uma delas decolou pouco depois, em direção ao sul de Mantua, para uma missão de reconhecimento armado, destruindo mais de 80 veículos, além de fortes, tanques e balsas. Ao fim do dia, o Grupo acumulou 44 missões individuais e destruiu mais de 100 alvos. Dois P-47 foram avariados e um abatido, sendo seu piloto capturado pelos alemães. Por este motivo, celebra-se então em 22 de abril o Dia da Aviação de Caça.

Além do 1º GAvCa, a 1ª ELO, voando o L-4, tipo Piper Cub, com motor de 65 CV, apoiou a Artilharia Divisionária da FEB, realizando missões de observação, ligação, reconhecimento e regulagem de tiro.

  simbolo 1GAvCa                          

Curiosidade

O símbolo do Grupo foi idealizado a bordo do navio a caminho da Itália. Dos elementos: a moldura auriverde simboliza o Brasil; o céu vermelho, a guerra; o avestruz, o piloto de caça brasileiro, que precisou se adaptar a diferentes tipos de alimentos em suas missões; o escudo azul com o Cruzeiro do Sul é o símbolo das Forças Armadas do Brasil; e a arma empunhada pelo avestruz, o poder de fogo do P-47. “Senta a Pua!” é o grito de guerra do 1º GAVCA.

 

 

 

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