Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Batalha de Collecchio
Início do conteúdo da página

Batalha de Collecchio

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 13h15 | Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 00h03

A Batalha de Collecchio foi travado no final da 2ª Guerra Mundial, logo após a conquista de Montese.

Collechio 02 

                   Foto: Soldados brasileiros escoltando prisioneiros alemães

A Batalha de Collecchio foi travado no final da 2ª Guerra Mundial, logo após a conquista de Montese.

A maioria das tropas alemãs havia se retirado do território Italiano. Porém, alguns ainda ocupavam as cidades de Collecchio e Fornovo di Taro.

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) recebeu a missão de expulsar estas tropas remanescentes, começando por Collecchio. Os ataques iniciaram-se no dia 26 de abril, contra a 148º Divisão de Infantaria Alemã, pelo Sudoeste e depois pelo Nordeste da Itália. Durante a noite, os ataques foram suspensos por conta de uma chuva torrencial. Ao serem reiniciados, na manhã seguinte, as forças atacantes foram reforçadas por mais duas Companhias de Fuzileiros.

Às 0800 h a maior parte de Collecchio estava sob o domínio dos brasileiros. Algumas horas depois, as últimas resistências foram dominadas. Foi uma luta vitoriosa, na qual não houve nenhuma interferência dos americanos. Collecchio, do ponto de vista estratégico, caracterizava-se como o rompimento da Linha Gótica, ou seja, e quebra da linha de defesa das forças alemãs que ainda resistiam na região.

Ao fim dos combates, a vitória do Brasil se traduziu pela captura de cerca de 400 militares alemães. A FEB teve 17 baixas, sendo 16 feridos e uma morte. Após esse combate, prosseguiu para Fornovo Di Taro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página