Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Dia da Vitória
Início do conteúdo da página

Dia da Vitória

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 14h32 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 11h55

 

 

Dia da Vitoria para museu gimp

Há exatos 74 anos, as forças aliadas que combatiam o nazifascismo na Europa durante a 2ª Guerra Mundial recebiam a rendição da Alemanha, pondo fim a uma guerra que já estendia por mais de cinco anos.

Único país da América Latina a participar do conflito, o Brasil enviou para a Itália a Força Expedicionária Brasileira, constituída por cerca de 25.850 homens e mulheres, que durante oito longos meses combateu ao lado dos Aliados, enfrentando o rigoroso inverno europeu e um exército de profissionais com larga experiência de guerra.

A Força Aérea empregou um Grupo de Aviação de Caça, composto um efetivo aproximado de 350 militares. A Marinha do Brasil desempenhou importante papel no patrulhamento de nossa costa e na escolta de comboios, com a finalidade de garantir a segurança perante os ataques de submarinos alemães e italianos.

Sob o comando do General Mascarenhas de Moraes, aqueles homens simples, sem experiências de combate e enfrentando desafios muito além de suas possibilidades, escreveram páginas gloriosas de nossa história militar, como as vitórias de Camaiore, Monte Castelo, Castelnuovo, Montese e Collechio - Fornovo.

Faz-se necessário também lembrar o papel da mulher brasileira, representada pelas setenta e três Enfermeiras que, juntamente com nossos médicos e padioleiros, trabalharam junto à tropa e nos Hospitais norte-americanos para atender nossos doentes e feridos.

Graças a esses nossos heróis, em sua maioria anônimos, vivemos hoje num mundo livre, onde cada país é soberano e segue seus rumos de acordo com a vontade de seu povo. Ao ver um de nossos Expedicionários, esteja certo de que está diante de um exemplo vivo de coragem, determinação e amor à nossa Pátria.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página