Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Importância da missão da FEB na Itália
Início do conteúdo da página

Importância da missão da FEB na Itália

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 18h32 | Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 19h15
imagem sem descrição.

MAPA GRANDE

A Invasão da Itália pelos Aliados iniciou-se com a invasão da Sicília (Itália - 09 JUL 43). Em seguida, ocorreu um grande desembarque na costa italiana em SET 1943, com o 15º Grupo de Exército, composto por tropas do 5º Exército Americano e 8º Exército Britânico. Os Aliados expulsaram, então, as Forças do Eixo para o Norte da Itália.

Com a deterioração da resistência fascista, os italianos se rebelaram contra Mussolini. Ao norte os alemães se entrincheiraram numa cadeia de montanhas chamada Apeninos para tentar barrar o avanço aliado. Esta época coincide com a chegada da FEB à Itália (JUL 44).

A missão principal dos Aliados era libertar a Itália das Forças do Eixo e atrair o máximo de Unidades alemãs para o Sul, facilitando o desembarque na Normandia, que ocorreu em JUN 44 e o seu prosseguimento rumo à Alemanha.

Portanto, a missão dos Aliados na Itália, quando visualizada dentro do contexto estratégico, era bastante importante para o prosseguimento das operações na Europa. Alguns historiadores afirmam que caso a Operação Overlord - iniciada com o desembarque na Normandia - tivesse fracassada, os Aliados iriam prosseguir para a Alemanha partindo do Norte da Itália.

registrado em:
Fim do conteúdo da página