Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Batalha de Montese
Início do conteúdo da página

Batalha de Montese

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 18h34 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 18h34
imagem sem descrição.

Batalha de Montese

 

No dia 14 de abril de 1945, teve início um dos mais árduos combates travados pelos brasileiros contra os nazistas na Itália: a Batalha de Montese. A atuação de tropas brasileiras, nesta e em outras batalhas, foi considerada essencial para retomada da Itália e posterior vitória dos aliados contra as tropas alemãs.

Montese era um dos fortes baluartes da famosa “Linha Gengis Khan”, um conjunto de posições fortificadas alemãs estabelecidas sobre os últimos contrafortes da cadeia montanhosa dos Apeninos. Sua ruptura permitiria às tropas aliadas alcançar a planície do rio do Pó e, então, os Alpes, consolidando, assim, a reconquista do território italiano.

A missão dos brasileiros foi dividida em duas fases: uma com o lançamento de fortes Patrulhas, destinadas a capturar a primeira linha de alturas de posse do inimigo, e outra de ataque, precedida de intensa preparação de Artilharia, apoio de blindados e cortina de fumaça. A FEB, reforçada pela 1ª Divisão Blindada Americana, tinha a missão de cobrir o flanco esquerdo da 10ª Divisão de Montanha do Exército Norte Americano. A região era um dos pontos-fortes do dispositivo inimigo, agravado pelo lançamento de campos minados e batido por intensos fogos.

Ciente da importância da posição, os defensores estavam determinados a não ceder terreno. Numa demonstração do elevado valor combativo das tropas brasileiras, o ataque começou às 0935 h do dia 14 de abril de 1945, realizado pelo 11º Regimento de Infantaria (São João Del Rei/ MG), e o objetivo foi conquistado na tarde do mesmo dia e todas as ferozes tentativas inimigas de contra-ataque foram repelidas. Apesar da vitória, a Batalha de Montese foi uma das mais sangrentas da história das Forças Armadas, com mais de quatrocentas baixas, entre mortos e feridos.

Com a ruptura do sistema defensivo alemão, os Aliados desembocaram no vale do Rio Pó e atingiram velozmente os Alpes, bloqueando todas as rotas de retraimento dos alemães para o interior. A Ofensiva da Primavera culminou com a vitória final dos Aliados no Teatro de Operações da Itália. Foram emblemáticas as palavras proferidas pelo comandante do IV Corpo de Exército dos Estados Unidos, General Crittenberger, no amanhecer de 15 de abril: “Na jornada de ontem, só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a Divisão brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página