Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Dia do Exército Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia do Exército Brasileiro

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 18h38 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 18h38

Dia do Exército Brasileiro

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril, em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco.

A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação. No período de 1808 até 1967, o responsável pelas ações do Exército era o Ministério da Guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo Ministério do Exército..

Por ocasião da 2ª Guerra Mundial, o Brasil foi atingido profundamente pela violência bélica dos submarinos dos poderes nazi-facistas. Nossa participação no conflito bélico foi precedida da tomada pelo Governo brasileiro de medidas no campo diplomático visando a honrar o compromisso assumido por ocasião da III Reunião de Consulta dos Ministros de Relações Exteriores das Repúblicas Americanas, realizada no Rio de Janeiro e encerrada a 28 de janeiro de 1942.

Com um efetivo de 25.334 homens, a FEB (Força Expedicionária Brasileira) participou ativamente das operações de guerra no Teatro do Mediterrâneo, de julho de 1944 à maio de 1945, na Campanha da Itália. Conquistando vitórias memoráveis, como Monte Castelo, Castelnuovo, Montese, Zocca, Collecchio e Fornovo Di Taro.

Existem cinco principais divisões dentro do Exército Brasileiro: a Infantaria, a Cavalaria, a Artilharia, a Engenharia e as Comunicações. Além dessas divisões, conhecidas como Armas, existem também o Serviço de Intendência e o Quadro de Material Bélico.

O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.

A missão do Exercito Brasileiro em tempos de paz é contribuir com a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. Para isso, a Força Terrestre se mantém em permanente estado de prontidão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página